A PROFIS Concórdia foi fundada 03 de novembro 1990 por Bernado Gunther, Gema Paludo e Ida Gunther e, desde então, presta serviço à comunidade e sempre foi amparada por voluntários e associados, que administram e buscam financeiramente meios para que a entidade possa se manter funcionando, através de anuidade e colaboração nos eventos, temos também o  Termo de  Fomento de Fundo Municipal de Saúde-(FMS), para custeio da entidade.
A entidade atende atualmente  43 pacientes ativos em tratamento, com idades de 0 a 30 anos.

A PROFIS aborda a família desde o início da gestação, na descoberta através de diagnóstico de uma fissura e/ou anomalia crânio facial, ou quando a entidade é procurada, por pacientes e ao Hospital São Francisco de Concórdia, até por  indicação dos profissionais da área da saúde. O acompanhamento é iniciado dando suporte, dando todas as orientações e acalentando os corações, aguardando a chegada do bebê, bem como a entidade se faz presente no nascimento do esperado RN, prestando todo o respaldo e analisando o grau da fissura, providenciando documentações e fazendo encaminhamento direcionado, dependendo do tipo de fissura, orientando na alimentação, principalmente na amamentação do bebê, RN.

A partir do momento da alta hospitalar, é feito encaminhamento através do Sistema Único de Saúde –  SISREG, o tratamento, bancado 100% pelo SUS, tendo o Centrinho Prefeito Luiz Gomes de Joinville, SC, como referência, para uma avaliação com toda a equipe multidisciplinar, com especialidade na área de Fissura Labiopalatal, com agendamentos em torno de 7 a 20 dias, a primeira avaliação, dependendo o caso de cada RN. Após paciente ser encaminhado para avaliação, segue a rotina da PROFIS, para fazer todo o processo de acompanhamento com Serviço Social dentro da entidade, bem como nos agendamentos, transporte, orientações. A entidade disponibiliza passagens, ajuda de custo aos pacientes para seu deslocamento, no auxílio a exames e tudo que for necessário, o RN, inicia sua primeira cirurgia a partir de 06 a 08 meses de vida, dependendo da evolução de cada um.

O trabalho todo é complexo e necessário, que se inicia antes do nascimento até o término do tratamento e, deve ser levado muito a sério pois demanda muito do empenho dos pais e familiares. O tratamento odontológico/ortodôntico também faz parte desse trabalho e são feitos em Concórdia, apenas sendo feito acompanhamento em Joinville. A partir do segundo Semestre de 2021 a PROFIS também auxiliará nos tratamentos psicológicos, fonoaudiólogos, pois é um trabalho essencial para esses “pacientezinhos”. Todo o tratamento tem a idade para se realizar as cirurgia de reabilitação, caso deixar ou até mesmo desistir do tratamento a criança ficara com sequelas, podendo ser irreversível